Temas Supremos

Temas Supremos é uma coleção de livros para o público infanto-juvenil que fala sobre assuntos que afetam a todos nós, crianças e adultos: o desejo, a morte, a solidão, o consumo, o trabalho, a impermanência. Temas difíceis, mas incontornáveis em nossas vidas, e que por isso deveriam estar mais presentes em nossa educação intelectual e sentimental.

A coleção aborda esses assuntos sem didatismos, mas apontando caminhos sensíveis para o pensamento e novos olhares para a vida que vivemos todos os dias. Tudo isso através de histórias imaginativas, curiosas e ricamente ilustradas.

Todos os livros foram idealizados e escritos por Luis Henrique Mioto. As ilustrações de Foi são de autoria da artista plástica Marli Miotta. Já os outros livros, que acompanham as aventuras familiares de Jussara e Benedito, foram ilustrados por Ricardo Bagge.

Baixe os livros gratuitamente nos links a seguir! As obras estão disponíveis em formato .pdf e também como audiolivros.

Os exemplares impressos de Temas Supremos foram destinados exclusivamente a todas as escolas públicas e bibliotecas de Londrina (PR) e região, onde o projeto foi desenvolvido.

A publicação da coleção contou com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

Foi

“Foi. Tudo vai um dia.”

Slider

Jussara, o besouro e o mundo

Um dia, passeando sozinha no quintal, Jussara encontrou no chão um besouro caído de costas. Ela pensou em desvirá-lo, mas parou a mão no ar. Será que desvirando o besouro, estaria mesmo o ajudando? Talvez ele esteja até se divertindo de ponta-cabeça. Seria mais fácil se ao menos ele falasse para Jussara o que queria… Mas, os bichos falam? Será que chegou a hora do besouro morrer e Jussara estava atrapalhando a morte? Mas o que é a morte, Jussara? O que é a morte, besourinho?

Slider

Jussara e solidão

Jussara andava cabisbaixa, só deitada no sofá, quase não sorria. Mas Dona Fabulosa, sua avó, tinha um plano: viajar com Jussara para a cidade de tia Maria Polida, de quem Jussara gostava muito. Nesse lugar distante, cercada por um cenário quase desértico, Jussara tem um encontro com sua solidão mais profunda… Mas será que precisamos mesmo nos sentir sozinhos? Pensando na vida, o espanto vem quando Jussara olha bem de perto os grãos de areia, ali do deserto, e encontra neles pequenas partes do universo inteiro.

Slider

Benedito e as coisas

Desempregado, o pai de Jussara e Benedito vai procurar trabalho em uma fábrica de bicicletas! A curiosidade do menino está a todo vapor: Como as coisas são feitas? Quem é que as faz? Na fábrica, os três conversam com os operários, mas, misteriosamente, nenhum deles sabe explicar como se faz uma bicicleta. No caminho de volta para casa, o trio conhece uma artesã que, essa sim, explica como se fazer uma bicicleta diferente, toda bamba!

Slider

Benedito, seu avô e os desejos

Seo Critério, o avô de Benedito, gosta de comprar e juntar muitas coisas. Depois de fugirem de um terrível monstro feito de tralhas, Benedito e o avô acabam se encontrando com seus próprios desejos. Será que precisamos mesmo de tudo o que desejamos? Um monstro, dois homens sentados no chão, um homem verde esquisito, algumas libélulas e um sapo vão fazer os dois perceberem como é complicado desejar algo, seja lá o que for

Slider