Sobre

Grafatório

Grafa– do grego, grapho. Verbo que significa fazer marcas, desenhar, marcar uma pedra, um pedaço de madeira ou uma folha de papel. Pode-se traduzir graphein também por escrever.
–Tório do latim, torium. Sufixo que indica, em geral, um local ou objeto apropriado para a atividade designada no verbo.


Grafatório é uma associação cultural sem fins lucrativos, baseada em Londrina. O coletivo reúne pesquisadores, designers, artistas visuais e outros profissionais ou amadores que se interessam pelo abrangente universo das artes gráficas.
O principal objetivo do Grafatório é fomentar a cultura das artes gráficas na cidade de Londrina, por meio de quatro linhas de ação:

Investigação & Experimentação — pesquisa estética e de linguagem das artes gráficas; desenvolvimento e aplicação de técnicas alternativas e artesanais de impressão.
Capacitação — promoção de cursos, oficinas, workshops, palestras e grupos de pesquisa na área de artes gráficas.
Produção — criação de objetos gráficos nas mais diversas técnicas e suportes; disponibilização à comunidade de espaço estruturado para a produção gráfica.
Difusão — universalização do acesso à fruição crítica das artes gráficas; formação de acervo visual e bibliográfico público; montagem de exposições.

previous arrow
next arrow
Slider

 

A sede do Grafatório é uma casa situada na zona leste de Londrina, bem próxima ao aeroporto, na Avenida Paul Harris nº 1575. Na casa funciona o atelier coletivo onde são realizadas várias de nossas atividades.

Atualmente, a nossa sede conta com diversos ambientes de uso público:

Sala de Estudos — ambiente equipado com ar-condicionado, cadeiras e mesas próprias para receberem oficinas, palestras, cursos e grupos de estudo.
Sala de Produção Gráfica — local onde fica a maior parte das máquinas e equipamentos de produção do Grafatório. Conta com duas prensas de gravura, um prelo offset manual, um conjunto de tipos móveis em madeira e metal, uma prensa de hot stamping e outros equipamentos básicos diversos, como um mimeógrafo de carbono, máquinas de escrever, câmeras fotográficas analógicas de vários modelos e formatos, além de outras ferramentas de ateliê.
Laboratório de Serigrafia — espaço adequado para a produção de impressões serigráficas. O laboratório está equipado com berços e mesa de revelação.
Laboratório de Fotografia — sala preparada e vedada, para revelação fotográfica em preto e branco.

 

SalvarSalvar